Temos que salvar nosso planeta - A Terra! Viva COP21, viva PARIS!

Laurent Fabius apresenta documento final da COP21: 'acordo é necessário para o mundo inteiro'
Redação | São Paulo - 12/12/2015 - 10h43
Delegados dos 195 países terão três horas para analisar texto de 27 páginas antes de serem convocados para votação no plenário








O presidente da Conferência do Clima de Paris (COP21) e ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, apresentou na manhã deste sábado (12/12) a resolução do acordo global de luta contra as mudanças climáticas. O texto, que deveria ter sido entregue na sexta-feira (11/12), será votado pelos 195 países participantes nesta tarde.

Ao lado do ministro estava o presidente da França, François Hollande, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que havia classificado a COP21 como a conferência mais “complicada e difícil” de todas as conferências que ele já presenciou.


Agência Efe
 
 Ao lado de François Hollande e Ban Ki-moon, Laurent Fabius apresenta resolução final da COP21


Veja também:

Aula Pública Opera Mundi: Que países ensinaram os militares brasileiros da ditadura a torturar?
“O acordo que apresentamos é necessário para o mundo inteiro e para cada um de nossos países”, disse Fabius. Ele ressaltou ainda a “responsabilidade histórica” da conferência, garantindo que, se a cúpula fracassar, não haverá maneira de “reconstruir a esperança”.

O presidente da COP21 relembrou o caso da COP15, realizada em Copenhague, na Dinamarca, quando foi escrito apenas um texto mínimo que acabou não sendo aprovado por unanimidade pelos 193 países que participavam da cúpula. A aprovação por unanimidade é obrigatória para que o documento final se tranforme em resolução das Nações Unidas.

Com nova versão de documento final, COP21 sinaliza possibilidade de acordo para impedir aquecimento global


Proposta do Brasil na COP21 foi formulada pensando no governo, não no povo brasileiro, diz líder indígena

COP21 é 'mais complicada e difícil' de todas as conferências que já presenciei, diz Ban Ki-moon

Objetivo da conferência
O objetivo central da COP21 é impedir que a temperatura média da Terra suba mais de 2oC. O ideal, contudo, é limitar o aumento a 1,5oC.

Para tanto haverá uma revisão das metas nacionais voluntárias de redução das emissões de gases de efeito estufa e descarbonização a longo prazo a cada cinco anos com o intuito de atingir a meta proposta.

A resolução também fixa como piso para o financiamento climático um mínimo de US$ 100 bilhões (R$ 380 bi, aproximadamente) anuais a partir de 2020. O valor será recalculado em 2025.
Agência Efe

"Adeus combustíveis fósseis", população se manifesta a favor de mudanças nos acordo climáticos

Para atingir o objetivo, os países também deverão “ajudar a proteger os pequenos Estados insulanos do aumento do nível do mar, apoiar tecnologicamente o desenvolvimento da África, ajudar a América Latina a proteger suas florestas, assistir os países petroleiros na diversificação do modelo energético e criar resiliência para todos”, explicou Fabius.

De acordo com o ministro, trata-se de um pacto “imprescindível para garantir a segurança alimentar, a saúde pública, os direitos fundamentais e a paz”.


Fabius ainda apontou que o acordo “é o mais equitativo possível”. Ele deu três horas para que os delegados de cada governo analisem as 27 páginas do texto antes de se reunirem uma última vez no plenário para a votação do documento. 

0 Comentários