Apresentado protótipo de carro movido a etanol e a
célula a combustível
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Fabricante japonesa de veículos começará a realizar
testes no Brasil abastecendo em postos comuns
Protótipo de furgão
com célula a combustível de estado sólido: equipamento com funcionamento
similar a uma bateria, que gera energia elétrica com o hidrogênio e o oxigênio
extraído das moléculas do etanol
O protótipo de um veículo movido a célula a combustível de óxido sólido
(SOFC, em inglês) alimentada por etanol foi apresentado na quinta-feira (4/8),
no Rio de Janeiro, por uma fabricante japonesa de veículos.
Célula a combustível é um equipamento com funcionamento similar a uma
bateria, que gera energia elétrica com hidrogênio e oxigênio. No caso do
protótipo do veículo apresentado, a máquina quebra as moléculas de um
hidrocarboneto, o etanol, e utiliza o hidrogênio e oxigênio liberados na reação
química para gerar eletricidade.
A quebra das moléculas nesse tipo de célula acontece em temperaturas de
cerca de 600 graus centígrados (°C) por meio de um condutor de eletricidade, ou
eletrólito, feito de material cerâmico. “As células SOFC já existem há mais de
20 anos e são mais indicadas para estações fixas, no lugar de geradores. No
início elas trabalhavam com temperaturas entre 900°C e 1.000°C, o que
inviabilizava o uso em veículos”, explica Reginaldo Muccillo, pesquisador do
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. “Agora
conseguiu-se, com novos materiais cerâmicos, reduzir a temperaturas adequadas
para acomodar as células em veículos.”
Em 2006, Muccillo e seu grupo no Ipen conseguiram construir em
laboratório uma célula a combustível de óxido sólido que funcionou com etanol,
inclusive com o desenvolvimento do eletrólito (ver Pesquisa Fapesp nº 131). “No Japão
já há residências com células SOFC abastecidas com gás natural, para suprir
eletricidade e aquecer água”, conta o pesquisador.
A fabricante japonesa Nissan utilizou um veículo elétrico de série, uma
van de transporte de carga e-NV200 com baterias recarregáveis para servir de
modelo para este protótipo. O veículo comercial elétrico, que pode levar até
700 quilos de carga, tem autonomia de 120 quilômetros (km) enquanto o que
trabalha com célula a combustível pode chegar a 600 km.
A empresa vai realizar testes no Brasil, abastecendo o veículo com
etanol nos postos combustíveis comuns. O tanque tem espaço para 30 litros de
etanol, o suficiente para a célula a combustível gerar energia e fazer o motor
funcionar. As emissões de carbono são mínimas, resultantes da quebra das
moléculas de etanol, menores que um veículo movido somente com esse
biocombustível.
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